FRUTAS E VERDURAS QUE VOCÊ COMPRA UMA VEZ E REPLANTA PARA SEMPRE – PLANTAS PARA PURIFICAR O AR DA NOSSA CASA

01-manjericao-sakura-frutas-e-verduras-que-voce-compra-uma-vez-e-replanta-sempre-300x242

Algumas frutas e verduras são tão práticas de se cultivar em casa que, se você começar, nunca mais vai querer comprá-las em supermercados. Outras são mais trabalhosas e demoram – mas o trabalho vale a pena quando você ver a primeira delas crescer!

O inegável é que investir na jardinagem desses queridinhos da cozinha não só significa economia de dinheiro, como também se torna um hobby prazeroso e divertido. Se você tem interesse em criar um jardim só seu, confira nossa lista de nove alimentos que você pode plantar a partir das sobras e sementes que você costuma jogar fora, por grau de dificuldade:

Fáceis

  • Manjericão (e outros temperos)

Fácil de replantar, você só precisa de uma haste de tamanho razoável. Retire as folhas mais baixas e coloque a haste em um copo com as folhas que sobraram acima do nível da água. Deixe a planta em uma área iluminada, mas sem luz direta. As raízes deverão se formar em alguns dias e quando elas tiverem alguns centímetros você pode transplantá-las para solo!

  • Pimentas

Vários tipos de pimentas podem ser replantados a partir das sementes que sobram. Quando for cozinhar, separe as sementes das habañeros e jalapeños, por exemplo. Coloque-as em solo fértil em um espaço com bastante luz solar.  A planta cresce rápido e não precisa de muito cuidado.

  • Gengibre

Escolha um gengibre com vários nós e plante-o em terra com o maior deles virado para cima. Ele deve ser cultivado em vasos ou jardins que não recebam luz solar direta. Fica pronto para colher de quatro a seis meses – é só puxar a planta inteira, incluindo as raízes, e depois replantar outro pedaço!

02-Cebolinha-Sam-Saunders-frutas-e-verduras-que-voce-compra-uma-vez-e-replanta-sempre
  • Cebolinha, alho-poró e capim-limão

Corte o ramalhete das plantas na altura de dez centímetros acima da raiz.  Em seguida, coloque-o em um copo cheio de água e próximo a uma janela ensolarada. Ele vai começar a crescer e você pode escolher plantá-lo ou continuar cultivando-o no copo.

  • Cebolas

Plante uma parte da cebola com a raiz para baixo. As raízes vão regenerar – assim que elas aparecerem, você pode puxar a cebola usada para o replantio, com muito cuidado. Em pouco tempo você terá cebolas novas para cozinhar.

Difíceis

  • Abacaxi

Todo replantio começa com algo bom: coma o abacaxi. Mas guarde a coroa! Remova as folhas da base e coloque a coroa em água. Em aproximadamente 10 dias as raízes aparecem e em três semanas elas já estarão completamente formadas. Quando isso acontecer, transfira-o para o jardim. Em 18 meses você poderá colher um abacaxi para chamar de seu – e repetir o processo com ele.

03-Batata-doce-Kazue-Asano-frutas-e-verduras-que-voce-compra-uma-vez-e-replanta-sempre
  • Batata e batata doce

Separe a parte da batata que tiver um “olho” – aquele pedacinho áspero de raiz – ou mais. Antes do plantio, os pedaços de batata precisam ficar alguns dias em temperatura ambiente para secar. Quando estiverem completamente secos é só plantar, com bastante distância entre os pedaços. Lembre-se de que depois da colheita a batata doce precisa ser armazenada em um local quente e seco por até duas semanas antes do consumo – é isso que faz delas doces.

  • Tomate

Só as sementes já são suficientes para plantar tomates. Seque-as em uma toalha de papel e coloque-as em um vaso para que seus tomateiros comecem a crescer dentro de casa. Quando a planta já estiver alguns centímetros para fora da terra, coloque-a em uma área ensolarada.

  • Maçãs

Se você tem bastante espaço no quintal e gostar muito de maçãs, também pode plantar sua própria macieira.  Depois de comer a fruta, deixe as sementes para secar e plante-as, lembrando que nem todos os tipos de maçã crescerão em todos os climas. Demora alguns anos até você pode aproveitar sua própria fruta, mas a espera vale a pena!

 

EX-PESQUISADOR DA NASA RECOMENDA 12 PLANTAS PARA PURIFICAR O AR DA NOSSA CASA

plantas_purificam_o_ar_-_edit

Você sabia que algumas plantas têm forte capacidade purificadora do ar?

Todas as plantas, é verdade, ajudam a melhorar a qualidade do ar.

Mas algumas são especiais.

E por isso vale a pena arrumar um jeito de conseguir uma ou mais dessas plantas e colocá-las espalhadas em nossa casa.

As plantas produzem oxigênio, um poderoso eliminador de poluentes presentes no ar da casa.

Quer melhorar sua saúde respiratória?

Traga plantas para dentro de casa.

E tudo isso é comprovado cientificamente.

O engenheiro ambiental Bill Wolverton, ex-pesquisador da Nasa e autor do livro “Plants: how they contribute to human health and well-being” (“Plantas, como elas contribuem para a saúde e o bem-estar”), explica que, durante as missões da base espacial Skylab, mais de 100 tipos de substâncias poluidoras foram encontradas dentro das naves espaciais.

Constatado o fato, cientistas e pesquisadores da Nasa se mobilizaram para descobrir soluções para o controle do problema antes que as missões se iniciassem.

Então, a U.S. Environmental Protection Agency (EPA – Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) vistoriou prédios públicos como escritórios, hospitais e creches, e neles identificou mais de 900 poluentes transportados pelo ar.

O elemento prevalecente era o formaldeído (formol).

Altamente tóxico, esse composto é tido como cancerígeno é utilizado em vários materiais de construção e também em móveis, vidros, espelhos, roupas e até no papel higiênico.

Além de formaldeído, as pesquisas revelaram a presença de benzeno, xileno e tricloroetileno (componentes de tintas, monitores, tapeçarias, fotocopiadoras e cigarros), bem como do clorofórmio (encontrado na água potável), amoníaco, álcool e acetona (carpetes e cosméticos), todos nocivos à saúde.

A pesquisa terminou numa bela surpresa: as plantas são poderosos filtros naturais contra a poluição.

Pesquisadores identificaram várias plantas de fácil cultivo capazes de neutralizar a poluição interna.

Entre as plantas com capacidade de purificar o ar, destacam-se a hera-inglesa, a samambaia, a babosa, o lírio-do-campo e a dracena.

Para melhorar a qualidade do ar em casas e escritórios, Wolverton sugere a utilização do maior número possível de plantas que um ambiente permita.

Ele também diz, no mesmo livro, que devemos ter pelo menos uma planta na nossa zona de respiração pessoal, como no escritório, na sala ou perto da cama.

Essa medida ajuda a prevenir problemas de saúde tais como alergias, irritações de pele, dores de cabeça e problemas respiratórios.

Vamos agora mostrar as 12 plantas, segundo o estudo da Nasa, com maior capacidade de purificar o ar:

1. Hera-inglesa (Hedera helix L.)

2. Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii Regel)

3. Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata)

4. Clorofito (Chlorophytum comosum)

5. Dracena-de-madagascar (Dracaena marginata Hort.)

6. Babosa (Aloe vera)

7. Jiboia (Epipremnum pinnatum)

8. Ráfia (Rhapis excelsa)

9. Gérbera (Gerbera jamesonii Adlam)

10. Azaleia (Rhododendron simsii Planch.)

11. Samambaia (Nephrolepis exaltata)

12. Camedórea-bambu (Chamaedorea seifrizii)

 

FONTES : CASA.COM.BR e CURA PELA NATUREZA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s