Os dez alimentos vegetais mais saudáveis

12377503

Os vegetais verdes estão entre os alimentos mais ricos do mundo em vitaminas e minerais, cada um com os seus próprios méritos. De couve-de-folhas à couve-manteiga, mostarda a dente-de-leão, se for verde, pode estar certo que faz bem a você.

Couve-de-folhas

A couve-de-folhas, um parente próximo do repolho, cresce abundantemente na Europa Central e do Norte, bem como na América do Norte. Entretanto, ela não é uma planta que ocorre naturalmente. Trata-se do resultado de uma reprodução seletiva de planta da mostarda. Independentemente disso, a couve-de-folhas é um dos vegetais que contém mais vitaminas por volume que você poderá encontrar. Uma xícara de couve-de-folhas contém a quantidade diária recomendada de vitaminas A, K e C. Em estudos, essa hortaliça tem sido notável pela sua ligação para a diminuição do risco de câncer de mama, ovário e cólon, pois ela contém uma quantidade altamente concentrada de antioxidantes.

Espinafre

O espinafre, diferentemente da couve-de-folhas, deve ser consumido em grandes quantidades, pois, quando cozido, ele encolhe para quase 3/4 do seu volume. No entanto, o espinafre cozido mantém toda a fibra e vitamina C das folhas frescas.

Grelo

O grelo, assim como a couve-de-folhas, também contém uma grande quantidade de antioxidantes e fornece quase metade da sua necessidade diária de vitaminas C e A em 100 g de refeição. Ele também possui fibra, cálcio, potássio e ácido fólico.

Acelga

A acelga é um vegetal difícil de comer cru, pois ela é muito amarga. Felizmente, contudo, ela mantém todos seus nutrientes mesmo após ser colocada ao vapor ou cozinhar. A acelga contém altos níveis de fitoquímicas, clorofila, ferro e fibra solúvel, que podem ajudar na prevenção do câncer.

Mostarda-castanha

As mostardas-castanhas são semelhantes ao sabor da raiz-forte e, como a acelga, são levemente amargas e difíceis de consumir cruas. Testes mostram que os nutrientes nas mostardas-castanhas também ajudam a prevenir o câncer, doença cardíaca e perda de massa óssea.

Sementes de dente-de-leão

Pouquíssimas pessoas percebem que a folhagem do dente-de-leão não só são comestíveis, mas também extremamente nutritivas. Eles são ricos em vitamina A, fibra, potássio, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, vitaminas B, tiamina e riboflavina e acredita-se que promovam a digestão e combatam a inflamação, icterícia, edema, gota, acne, pressão sanguínea elevada e constipação.

Agrião

Também um membro da família do repolho, o agrião é repleto de vitaminas C e B6, bem como de magnésio e caroteno. Esse vegetal também contém altos níveis de ácido fólico e ajuda a facilitar a digestão. Devido ao seu sabor picante distinto, o agrião é normalmente ingerido cru em saladas e sanduíches.

Chicória

A chicória inclui os tipos radicchio, sugar loaf, de folhas grandes e as belgas. Ela é normalmente ingerida como a base verde de uma salada. As folhagens da chicória são particularmente ricas em cálcio (mais que a porção de couve-de-folhas), ferro, potássio, vitaminas A e B e acreditava-se que, na medicina medieval, ela ajudava a resolver problemas estomacais.

Couve chinesa

A couve chinesa é utilizada em pratos asiáticos, como salteados e saladas de repolho. Ela possui uma folha grossa e, surpreendentemente, um sabor adocicado. Meia xícara de couve chinesa oferece mais que a necessidade diária de vitamina A e a maioria da vitamina C. Seu talo contém altos níveis de cálcio, magnésio, folato e potássio.

Couve-manteiga

Famosa na cozinha do sul dos Estados Unidos, as couves-manteiga são grandes folhas achatadas ricas em vitaminas A, C e K e contêm altos níveis de cálcio e fibra, mesmo quando cozidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s